4 de junho de 2016

Sem a oração não se alcança a felicidade eterna



            A oração é um meio opcional de salvação? Deus não poderia ter-nos dado um outro meio para alcançarmos a felicidade eterna? Por exemplo: fazer obras de caridade, fazer longas caminhadas como penitência etc.? Por que rezar?
           A razão é simples: Nosso Senhor disse: “Sem Mim nada podeis fazer”.  O ser humano não pode fazer nada de bom sem o auxílio de Deus. Porque só Deus é toda a sua força.
           São Basílio, São João Crisóstomo, São Clemente de Alexandria e Santo Agostinho afirmam que a oração é necessária por ser um mandamento de Deus. Alguém dirá: Não tem esse Mandamento no decálogo. É verdade. Mas para praticar os dez Mandamentos é preciso da graça, e para obter a graça é necessário rezar, pois só quem reza merece o auxílio de Deus.
           No Evangelho são inúmeras as passagens em que Nosso Senhor deixa claro o preceito que Ele deu da obrigação de rezar. Em São Matheus: “Pedi e recebereis”(Mt 7,7), São Lucas diz que temos “a necessidade de rezar sempre e nunca desistir”(Lc 18,1). E em São João: “Se permaneceis unidos a Mim, pedireis o que quiserdes e vos será dado.”(Jo 15,7) Mais adiante “Até agora não pedistes nada em Meu nome. Pedi, para que a vossa alegria seja completa” (Jo 16,23-24) Nosso Senhor disse “Vigiai e orai para não cairdes em tentação”. Também nas cartas de São Paulo: “O senhor é rico para com todos os que O invocam, quem invocar o Senhor será salvo”(Rm 10,12-13) e São Tiago: “E se algum de Vós deseja a  sabedoria, peça-a a Deus, mas com fé e sem duvidar.”(Tg 1, 5-6)
           Vemos que Deus assim o quis. Ele determinou desde toda eternidade conceder-nos as graças por meio da oração.
           Assim também é na ordem natural: toda criança vive pedindo as coisas para a mãe, pois não consegue nada sozinho. Ora, também nós na ordem da graça nada podemos senão pedimos a Deus.
           São Tomás diz que ‘para nos salvar, é preciso lutar e vencer”. Sem o auxílio de Deus, não poderemos resistir a tantos inimigos. Ora, este auxílio só se consegue pela oração. Logo, sem a oração não há salvação.

           Este tema foi tratado no último fim de semana, acrescido de muitos exemplos, pelo arauto Pe. Hamilton Naville, na sede do Sodalício de Nossa Senhora da Saúde, de São Paulo.
           Precedendo a palestra o sacerdote atendeu inúmeras confissões e celebrou a Eucaristia.
           Uma conversa formativa também foi promovida antes da reunião por um outro sacerdote arauto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário