24 de junho de 2016

Nascimento de São João Batista



            Hoje a  Igreja celebra solenemente a natividade de São João Batista, que nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo. Foi um anjo quem revelou o seu nome ao pai Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa Isabel para terem um filho.
           O que tornou este santo tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor através de suas pregações que chamavam à mudança de vida e batismo de penitência (por isto Batista). Como nos ensinam as Sagradas Escrituras, dizia ele:  "Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas Aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo." (Mt. 3, 11). Os Evangelhos nos revelam a inauguração da Missão Salvífica de Jesus, a partir do Batismo recebido pelas mãos do precursor João e manifestação da Trindade Santa.
             São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a fim de que somente Cristo aparecesse.
             Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, e acabou decapitado devido o ódio de Herodíades. Foi degolado na prisão no ano de 28, e o próprio Cristo exaltou sua santidade, afirmando: "Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista." (Mt 11,11).

Veja o VIDEO  Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário