12 de setembro de 2015

Igreja dos Arautos em Roma



          O Pe. François Bandet, EP,  um dos responsáveis pela igreja custodiada pelos Arautos do Evangelho em Roma, pronunciou interessante palestra para os Cooperadores de Nossa Senhora da Saúde, desta capital.
          Além de esclarecer sobre as várias atividades dos Arautos em Roma, salientou também a história da igreja San Benedetto in Piscinulla, que está a cargo da entidade, por delegação da Diocese de Roma.
          Também celebrou Missa e atendeu confissões, antes da palestra.
          Ao final do programa dois cooperadores apresentaram uma esquete.

(clicar sobre as fotos)


          Eis algumas das considerações sobre a igreja dos Arautos em Roma:


              No coração do Trastevere, o bairro mais “romano” da Cidade Eterna, se encontra a Igreja de San Benedetto in Piscinula. Com mais de mil anos de história, a igreja é um insigne tesouro artístico
medieval de Roma.
              A orígem da igreja de San Benedetto in Piscinula se perde na noite dos tempos.Ela situa-se no lugar onde  existia a Domus Aniciorum, a suntuosa vila da importante família dos Anicii, a qual pertencia São Bento. Foi ali que o venerável e santo abade habitou quando, por volta do ano 480, esteve por vários anos na cidade para estudar. A sua cela, pequeno espaço escolhido pelo Santo como habitação, é conservada até os dias de hoje.
              No silêncio de suas paredes Deus lhe comunicou as primeiras graças, que mais tarde, deveriam dar origem à fundação da Ordem Beneditina, obra religiosa e cultural decisiva para o futuro da Europa e do Ocidente.
              Ao lado da cela, se encontra um afresco da Madonna della Misericordia, diante da qual o Santo rezava, pedindo graças para ser fiel nos seus propósitos. A tradição indica que foi esta a primeira imagem da Mãe de Deus, objeto da devoção de São Bento.
               Em San Benedetto se encontra o único pavimento cosmatesco original do mundo. Enquanto outros existentes sofreram alterações, este permanece intacto há mais de mil anos. A igreja é encimada por um pitoresco campanário românico, o menor da cidade. Mas, este pequeno campanário comporta um grande tesouro: é o sino mais antigo de Roma, fundido em 1069.
                Neste lugar, impregnado do sobrenatural e marcado pela História, o passado e o futuro se encontram de uma maneira singular, porque naquilo que restou da antiga casa de São Bento vivem atualmente jovens membros da Sociedade Virgo Flos Carmeli  e dos Arautos do Evangelho, aos quais a igreja foi confiada pela Diocese de Roma.
                Os Arautos estão ali à disposição dos peregrinos do mundo todo que ali acorrem para contemplar as riquezas sobrenaturais e maravilhas artísticas deste venerável templo.
                O vídeo que apresentamos ilustra bem aspectos da tradicional igreja romana.
Assista o vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário