24 de março de 2015

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava em Deus, e o Verbo era Deus



              Mais uma aula do Curso de Iniciação Teológica, promovida para os Cooperadores e Simpatizantes dos Arautos do Evangelho, foi ministrada nesta semana  na sede do Sodalício de Nossa Senhora da Saúde, desta Capital.
              Desta vez, o expositor Pe. Arnóbio José Glavam, tratou da História da Salvação, centralizada na Pessoa Divina de Nosso Senhor Jesus Cristo.


              Diz ele que Nosso Senhor reiniciou a  história da humanidade, substituindo-se a Adão e recuperando para os homens tudo quanto nosso primeiro pai tinha perdido pelo pecado.
           A História da Salvação,  eixo da História da Humanidade, começou com o próprio Adão, que pelo pecado arruinou o plano salvífico de Deus. Jesus o restaurou na origem, oferecendo-se como Vítima expiatória junto ao Pai, resgatando a enorme dívida contraída pelo gênero humano.  
              São João abre seu Evangelho proclamando a centralidade de Cristo na história da salvação: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada foi feito...Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas todos os que O receberam, aos que creem em seu Nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que um filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade”. 
                                               *  *  *  *  *

Nenhum comentário:

Postar um comentário