17 de março de 2015

A decadência da civilização católica e o triunfo da Igreja



                 Tomando por base um estudo de nosso fundador, o sacerdote arauto Pe. Orlando Kimura, proferiu, neste último Sábado, interessante palestra para os Cooperadores de Nossa Senhora da Saúde.
                 Os textos mais salientes então utilizados foram os seguintes:

               “Tempo houve em que a filosofia do Evangelho governava os Estados. Nessa época, a influência da sabedoria cristã e sua virtude divina penetravam as leis, as instituições, os costumes dos povos, todas as relações da sociedade civil. Então, a Religião instituída por Jesus Cristo...em toda a parte era florescente...
              Organizada assim, a sociedade civil deu frutos superiores a toda expectativa...” (Enciclica Imortale Dei, de Leão XIII ).      

              “No século XIV começa a observar-se na Europa cristã uma transformação de mentalidade que ao longo do século XV cresce cada vez mais em nitidez. O apetite dos prazeres terrenos se vai transformando em ânsia. As diversões se vão tornando mais frequentes e mais suntuosas. Os homens se preocupam sempre mais com elas. Nos trajes, nas maneiras, na linguagem, na literatura e na arte o anelo crescente por uma vida cheia de deleites da fantasia e dos sentidos vai produzindo progressivas manifestações de sensualidade e moleza. Há um paulatino deperecimento da seriedade e da austeridade dos antigos tempos. Tudo tende ao risonho, ao gracioso, ao festivo.  Os corações se desprendem gradualmente do amor ao sacrifício, da verdadeira devoção à Cruz, e das aspirações de santidade e vida eterna...
       Era o começo da decadência da civilização católica na Europa cristã.                    
                    Depois de citar muitos exemplos sobre aquela época, passou a tratar dos costumes do século XIX, apontando como exemplo a vida de vários santos e homens retos deste período histórico, e fez aplicações práticas para os dias em que vivemos.

             Terminou apontando para a confiança que devemos ter nas promessas de Nossa Senhora de Fátima: "Por fim o meu Imaculado Coração triunfará".


Nenhum comentário:

Postar um comentário