12 de outubro de 2014

O rosto é espelho da alma


             É tal a união e a interação entre a alma e o corpo, que tudo o que se passa numa reflete-se no outro. E como nesta terra o que nos é dado conhecer nos outros de imediato é o que eles mostram no seu aspecto físico, é através desse prisma que percebemos os traços do espírito.
            Tudo no homem, quando bem interpretado, é indicativo de sua alma. Um simples gesto pode revelar um espírito autocrático ou débil. O andar frequentemente indica a resolução ou a inconstância da alma. E até o sono reflete a placidez ou a agitação em que se revolve aquele espírito humano.
            Entretanto, se tudo no corpo humano é expressivo, nada o é tanto e tão admiravelmente como o rosto. Nele se refletem com ênfase as virtudes e os vícios da alma, a harmonia interna e as paixões, as alegrias e os sofrimentos. Sobretudo o olhar é que transmite com especial riqueza o que vem do espírito, tal como um eco faz identificar o timbre da voz que o emitiu.
            Por isso Santa Teresinha, com aquela perspicácia suave e penetrante que é própria aos puros de coração, dizia que o rosto é espelho da alma.
            Esta propriedade do rosto vai tão longe, que em alguns casos ele deixa transparecer não só as virtudes ou defeitos de uma alma, mas até a presença da bênção de Deus. O Pe. Ribadenera escreve a respeito de Santo Inácio de Loyola, seu Fundador: “mesmo quando se calava, parecia que seu semblante inflamava os presentes e que o brilho de todo o seu rosto os abrandava e derretia com o divino amor”.
   "Catolicismo", abril de 1986. Rôsto de Santa Teresinha menina.

             Este texto utilizado pelo expositor, Sr. Auro Misuka, dos Arautos,  serviu de base para  interessantes comparações entre fisionomias de santos e de personagens de nossa época.
             A palestra, proferida para os Cooperadores de Nossa Senhora da Saúde, desta Capital, foi precedida de homenagem a Nossa Senhora Aparecida, cuja festa se comemora hoje, e constou da recitação do terço e da Celebração Eucarística.





Nenhum comentário:

Postar um comentário