30 de outubro de 2014

Arautos visitam Camarões



             Os vários Cooperadores dos Arautos do Evangelho de Camarões, na África, juntamente com incontável número de fiéis católicos, receberam com muita satisfação e alegria a visita da Imagem do Imaculado Coração de Maria, acompanhada de três missionários arautos, provenientes do Canadá.
             A atuação evangelizadora teve início em Yaoundé, capital do país, e terminou com uma Missa solene na Catedral de Mamfe, presidida pelo Bispo diocesano.
             A Igreja em Camarões somente conta com 100 anos de vida. Os primeiros missionários  chegaram e começaram a evangelização na última década de século 19.  Hoje Camarões é um país católico. O povo tem o entusiasmo da graça primaveril.
             Para termos um ideia deste entusiasmo, relatamos apenas um fato: 
             Quando os missionários arautos iam visitar a primeira paróquia da Diocese de Mamfe, o horário de chegada estava marcado para as 16,00hs. A viagem transcorreu por estradas intransitáveis e em certos lugares intransponíveis por causa da lama. Além do mais o motorista perdeu o caminho e  o conjunto, com a Imagem, acabou chegando as 23,00hs. Os missionários imaginaram que chegando assim tão fora de hora, iriam direto a dormir. Qual não foi sua surpresa, quando viram que umas 300 pessoas os estavam esperando, cantando e bailando, com tambores, velas, sinos, e muito entusiasmo. Entre eles estavam três sacerdotes, que  os recebeu com muita benquerença. Sem nenhuma queixa começaram o programa pré-estabelecido, com grande pompa e cerimônia: discursos, agradecimentos, procissão, terço, veneração à Imagem por parte dos fiéis e Santa Missa, tendo tudo terminado às 2,30 hs da madrugada. No dia seguinte houve Missa as 9,00 hs., com a igreja lotada. Havia pessoas que caminharam a pé, de 5 a 6 horas, para chegar ao local. e outro tanto para retornarem às suas casas.
               Aqui seguem algumas fotos, que dão uma pálida ideia da receptividade dos nossos irmãos africanos.

 (clicar sobre as fotos para aumentá-las de tamanho)




Nenhum comentário:

Postar um comentário