27 de setembro de 2013

Quem são e como atuam os Cooperadores Arautos do Evangelho



              Um certo número de internautas de contato recente nos tem indagado a respeito de como surgiram e qual a exata atuação dos Cooperadores dos Arautos do Evangelho.
              Para atendê-los, aqui seguem alguns esclarecimentos:

              O testemunho de vida dos Arautos do Evangelho tem despertado num número cada vez maior de pessoas o desejo não apenas de beneficiar-se das graças que a Divina Providência tem dispensado por meio desse apostolado, mas de serem elas mesmas anunciadoras da Boa Nova, com as
características próprias à espiritualidade e ao carisma da instituição .
         
    Surgiram assim os Cooperadores (também conhecidos como terciários) nas diversas cidades e nações onde essa ação evangelizadora tem se manifestado.
     Segundo os Estatutos dos Arautos do Evangelho, tais Cooperadores são aqueles que, "embora se sintam identificados com o espírito da Associação, não podem comprometer-se plenamente com os objetivos dela, devido a seus compromissos sacerdotais, ao fato de pertencerem a algum instituto de vida consagrada ou sociedade de vida apostólica, ou a seus deveres matrimoniais ou profissionais" (Estatutos, 9).
      
   Leigos casados ou solteiros que vivem no mundo, sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas, leigos de vida consagrada ou membros de outras associações ou movimentos apostólicos, os Cooperadores dos Arautos do Evangelho, além de observarem os preceitos e deveres próprios a seu estado, esforçam-se por viver em conformidade com o carisma e a espiritualidade da Associação, dedicando a ela seu tempo livre e se comprometendo a cumprir certas obrigações.
               Os Arautos do Evangelho, colocando-se a serviço da Igreja, anunciam o Evangelho a todas as classes sociais, atuando nas paróquias, lares e escolas, nos mais variados ambientes profissionais, culturais e esportivos, na televisão e no rádio, nas favelas, hospitais, asilos e presídios, e em todo lugar onde lhes seja possível levar uma palavra de consolo, de ânimo ou de esperança.
        
      Na medida em que seus deveres de estado e seu modo de vida o permitam, os Cooperadores também se engajam nessas atividades, orientados por aqueles que os superiores designem para tal.
      Desejam aplicar à sua vida no mundo - em seus círculos familiares, em suas atividades sociais e em seus trabalhos profissionais - o espírito e os ensinamentos dos Arautos do Evangelho, sendo para seus próximos
testemunhas de Cristo pela palavra e pelo exemplo.

                          Saiba mais:
    Acesse aqui ao lado direito em “Cooperadores, quem somos?” > > > > > > > > > 

Nenhum comentário:

Postar um comentário