3 de fevereiro de 2016

O carisma dos Arautos



             No último Sábado, na sede dos Cooperadores do Sodalício Nossa Senhora da Saúde, discorrendo com muita vivacidade, o arauto Sr. Antonio de Oliveira Queiroz, continuou tratando do tema “O carisma dos Cooperadores-Arautos”. A palestra foi precedida pela Celebração Eucarística.
             O conferencista usou de muitos exemplos e tornou a exposição muito agradável aos participantes.  Afirmou entre outras coisas que sempre houve na Igreja caminhos diversos para se chegar a Deus. Alguns partem da consciência do pecado para chegar a Ele como Redentor. Outros nascem das experiências da dor e da perseguição para compreender um Deus que cura e restaura. Há aqueles que desde a miséria econômica podem clamar a um Deus libertador. Vários, no momento de perigo, recorrem a um Deus Salvador. E isso está bem, pois não podemos negar que há muitas veredas para chegar a Deus e que a experiência de Deus não se esgota na experiência de um fundador num momento histórico ou cultural.
             Os Arautos do Evangelho optaram pela via da beleza. Deus é a beleza captada na contemplação, através da oração, da Liturgia, do silêncio. Nesses lugares é onde "Deus mora", e onde moram os Arautos. Daí o testemunho: Deus é a beleza que se vive cada dia nas atitudes, na Liturgia, no respeito aos outros, nas virtudes da vida cotidiana, no modo de vestir-se, na relação de amizade com os demais. Nota-se que a beleza captada na contemplação é a beleza que se manifesta na vida diária.
             A devoção a Nossa Senhora tem sido sinal distintivo dos católicos, e estar sempre com a Virgem Maria é característica dos Arautos. Esta Mulher, símbolo especial da perfeita humanidade e da maternidade protetora de Deus, acompanhou a vida dos cristãos.
             Os Arautos A tomam como Mãe solícita à qual confiam suas aflições e que acompanha toda ação evangelizadora. Num mundo onde por vezes se perde o senso do amor, da maternidade, da pureza, essa cavalheiresca dedicação dos Arautos é mensagem, testemunho e contributo para aqueles que necessitam do mais humano para de novo dar sentido à sua existência. Uma das formas evangelizadoras mais adequadas para voltar a maravilhar os homens de hoje talvez seja a beleza que a pessoa de Maria irradia, com tudo quanto Ela simboliza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário