21 de agosto de 2014

São Pio X, o Papa Santo



              O Santo de hoje é São Pio X.
              Giuseppe Melchiorre Sarto nasceu em Riese, na Província italiana de Treviso, de uma família modesta, sendo o segundo dos dez filhos de Giovanni Battista Sarto e de Margherita Sanson e foi ordenado aos 23 anos.
              São Pio X lutou contra o chamado modernismo, e teve uma grande devoção ao Santíssimo Sacramento, o que foi refletido em suas encíclicas e ensinamentos.
              São Pio X, o Papa da Eucaristia, foi o primeiro papa a ser eleito no século XX, no ano de 1903. Seu pontificado estendeu-se até 1914, portanto, completando neste ano de 2014 100 anos de sua morte. Governou a Igreja por pouco mais de uma década, mas fez grandes coisas por Ela.
            

  O lema de seu brasão pontifício revela seus objetivos pastorais: “Renovar todas as coisas em Cristo”. Para isso, atuou São Pio X na liturgia, na música sacra e na comunicação católica, empenhando em levar ao povo profunda vida de oração e uma participação mais efetiva e constante nos Sacramentos. Com objetivo de preservar a sua inocência, permitiu que as crianças, já aos sete anos pudessem fazer a Primeira Comunhão.
              Um homem simples, nascido de família modesta e que, conduzido pelo Espírito Santo ao mais alto posto da Terra, jamais perdeu contato com as suas origens e fez-se tudo para todos.


Veja mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário