Moçambique - Maputo. Entre os dias 12 e 13 de maio, milhares de fiéis africanos se reuniram na Arquidiocese de Maputo, Moçambique, sob o lema "Maria Mãe dos Jovens, modelo de Fé e Discernimento Vocacional", para participar da tradicional peregrinação ao Santuário de Nossa
Senhora de Fátima em Namaacha.
Construído pelos portugueses para celebrar os 25 anos das aparições de Fátima, este é o primeiro Santuário Mariano dedicado a Nossa Senhora em toda África. O templo fica a pouco mais de 70 quilômetros do centro da capital moçambicana.
Esta é uma das maiores -se não a maior- celebração católica de todo o Continente Africano. A peregrinação atrai um impressionante número de fiéis duas vezes ao ano, nos dias 13 de maio e 13 de outubro. Pessoas de todas as idades e condições caminham, às vezes por dois dias, para louvar Nossa Senhora de Fátima.
Suportando o frio, a fome e o cansaço, os peregrinos caminham durante horas seguindo a procissão. Cantos são entoados, na maioria em dialeto local, para aliviar a dureza da travessia e louvar a Mãe de Deus.
Os Arautos do Evangelho tiveram uma participação fundamental na procissão, incentivando os fiéis durante todo o percurso e animando-os através de sua fanfarra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário