5 de janeiro de 2016

Fatos extraordinários na vida de São Pio de Pietrelcina



              No Sábado anterior ao Natal, os cooperadores do Sodalício Nossa Senhora da Saúde tiveram a grata satisfação de ouvir uma palestra proferida pelo Pe. Edwaldo Marques, EP.  O tema que lhe haviam sugerido e que ele desenvolveu com maestria foi “A Vida e fatos extraordinários de São Pio de Pietrelcina”.
             A palestra foi antecedida pela Santa Missa celebrada pelo Pe. Francisco Teixeira de Araújo, EP. Ambos atenderam confissões dos que desejaram.



             Seguem alguns exemplos extraídos da vida deste Santo, todos do período da 2a. Guerra Mundial:
             Em Bari, cidade da Itália, durante a II Guerra Mundial se encontrava a sede do Comando da Força Aérea Americana. O general comandante foi protagonista de um episódio assombroso. Esse imponente oficial americano quis levar um esquadrão de bombardeiros para destruir um depósito de material de guerra alemã, que se localizava próximo a San Giovanni Rotondo, cidade onde nosso santo exercia seu ministério.
             O general dey o seguinte depoimento: “quando os aviões estavam próximos do alvo, ele e seus homens viram no céu um monge com as mãos erguidas. As bombas haviam caído nos bosques. Os aviões haviam mudado o percurso. Todos se perguntavam quem era aquele monge que os aviões tinham obedecido. Alguém falou para o General que em San Giovanni Rotondo tinha um monge que fazia milagres e ele decidiu que assim que o país tivesse livre, ele iria verificar quem era o monge que eles tinham visto no céu.
             Depois da guerra o General foi ao convento dos capuchinhos com alguns pilotos. Entrando na sacristia ele se achou de frente com vários monges, entre os quais ele reconheceu imediatamente o monge que tinha parado os seus aviões: era Padre Pio. Padre Pio caminhou ao seu encontro e ao chegar perto dele disse: "Então é você que quis matar todos nós”.
             Iluminado pelo olhar e pelas palavras do Padre, o General ajoelhou em frente a ele. Como de costume o Padre Pio tinha falado em dialeto, mas o General se convenceu que o monge tinha falado em inglês. Este era mais um dos dons do Padre Pio. Todos se olharam e o General e seus amigos que eram protestante se converteram ao catolicismo. 
                                                                      * * * * *
             Em 1946 uma família americana foi da Filadélfia para São Giovanni Rotondo para agradecer padre Pio. Na realidade o filho deles era piloto de um avião bombardeiro (durante a Segunda Guerra Mundial) e padre Pio no céu do Oceano Pacífico o havia salvo. O avião estava voando sobre a ilha, em direção ao aeroporto onde ia pousar depois de descarregar suas bombas. Mas o avião foi danificado por um avião de caça japonês. "O avião" - disse o filho - explodiu antes que a tripulação tivesse a chance de saltar com o paraquedas. Eu só tive sucesso saindo do avião; Eu não sei como eu fiz. Eu tentei abrir o paraquedas, mas eu não consegui. Então eu teria me esmagado no chão se eu não tivesse recebido a ajuda de um frade que me apareceu no ar. Ele tinha uma barba branca, ele me levou em seus braços e me colocou suavemente no aeroporto. Você imagina, que tipo de surpresa eu tive, isto retirou minha fala. Ninguém acreditava em mim, mas por causa de minha presença todo mundo teve que acreditar. Eu reconheci o frade que salvou minha vida quando, depois de alguns dias me deram licença e eu fui para casa. Eu vi o monge nas fotografias de minha mãe. Ela me falou que tinha pedido para padre Pio que cuidasse de mim.                                                                * * * * *
             Num dia, um oficial do Exército italiano foi para a sacristia e assistindo padre Pio disse: "Sim, aqui está ele! Eu não estou errado!" Ele se aproximou de padre Pio e se ajoelhou em frente a ele e chorando disse: "Padre, obrigado por me salvar a vida”.
             Aquele homem contou para aquelas pessoas que estavam lá: "Eu era Capitão da Infantaria e um dia, no campo de batalha, em uma hora terrível não longe de mim, eu vi um frade que me disse:"Senhor, fique longe desse lugar!"  Eu fui para ele e assim que eu me movi um estouro de granada no mesmo lugar onde eu estava poucos segundos antes. Aquela granada abriu uma cratera. Eu me virei para achar o frade, mas ele não estava mais lá”. Padre Pio que estava em bi-locação tinha salvado a vida dele.
                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário