16 de outubro de 2015

Uma nova doutrina dotada de potência



              Nosso Senhor Jesus Cristo surpreendeu os homens com uma inovadora doutrina, que implicava na completa alteração dos paradigmas do relacionamento humano até então considerados normais.
              Em suma, o ensinamento do Divino Mestre consistia no preceito de amar o próximo como a si mesmo, por amor a Deus; de amar até mesmo os inimigos e fazer o bem a quem nos odeia; de buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, com a certeza de que o resto virá em consequência.
              Ora, isto se chocava veementemente com o egoísmo, a crueldade, a lascívia e outros vícios prevalentes no mundo clássico.



               Com o indispensável auxílio de uma torrente de graças novas derramadas sobre o mundo, foi renovada a vida em todos os territórios nos quais se acolheu a Boa Nova: favoreceu-se a virtude, a moralidade dominou, reinaram a lealdade, a justiça e a caridade, os mais fracos foram defendidos, o trato entre os homens se tornou mais doce e fraterno. A História conheceu então a “doce primavera da Fé”.
              E não apenas no campo religioso e moral tudo começou a tender à perfeição. Na Europa medieval, nascida sob inspiração e estímulo da Igreja, esse movimento aconteceu de modo notável em todos os terrenos do viver e do agir humano, como na teologia, na filosofia, na organização social, nas artes, no ensino e na cultura, na tecnologia e na ciência. Foram dados passos de gigante em comparação com tudo o que houvera antes, como muitos estudos vêm demonstrando.
             O espírito de ousadia dos medievais os levou à criação do estilo gótico, no qual todo o edifício parece lançar-se arrojadamente para o alto, como procurando alcançar o céu. As paredes de granito dos prédios românicos cederam espaço aos deslumbrantes vitrais, enchendo de multicoloridas luzes os ambientes internos de igrejas e castelos. Em tudo a característica central era sempre a mesma, ou seja, a busca da perfeição, no afã de tornar a Terra cada vez mais parecida ao Paraíso.

                                                                   * * * * *
             No último Sábado do Pe. Arnóbio José Glavan, EP,  pôde desenvolver a doutrina católica em seus vários aspectos para o público habitual dos fins de semana, na sede do Sodalício Nossa Senhora da Saúde, desta Capital.
             A exposição foi precedida pelo atendimento de confissões e a Celebração Eucarística.
             O texto acima dá bem uma idéia da importância do tema tratado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário