29 de abril de 2015

A grande Santa Catarina de Siena



              "Quem possui o amor de Deus, nele encontra tanta alegria que cada amargura se transforma em doçura e cada grande peso se torna leve. E isto não nos deve surpreender porque, vivendo na caridade, vive-se em Deus"

                Dotada de grande inteligência e beleza, nasceu em 25 de março (Festa da Encarnação) de 1347, na cidade de Siena, na Itália. Essa  jovem privilegiada, desde os albores do uso da razão, foi favorecida pelo
  Esposo das Virgens com dons místicos extraordinários.
                Com apenas 6 anos de idade, teve uma grandiosa visão de Jesus Cristo. Ela havia saído com seu irmão Estevão para visitar a irmã Boaventura, no outro lado da cidade. Na volta, passando pelo Valle Piatta, Catarina ergueu os olhos em direção à igreja de São Domingos e viu Jesus no ar, revestido de paramentos sacerdotais, sentado num trono sobre nuvens luminosas, acompanhado de São Pedro, São Paulo e São João Evangelista. O Senhor lhe sorriu afavelmente e a abençoou, traçando no ar três cruzes em sua direção, como fazem os bispos. Ela ficou imóvel, petrificada, contemplando a presença viva de Nosso Senhor. Seu irmão, que nada via, espantado com a imobilidade da menina, gritou-lhe assustado:
                - Catarina, que fazes aí?! - Ela voltou os olhos para Estevão e, quando olhou de novo em direção à visão, esta já havia desaparecido. Chorando, queixou-se:
                - Ah, se tivesses visto o que eu vi, não me terias chamado!

                                                                     *  * *
                Santa Catarina é co-padroeira da Europa e uma das quatro mulheres doutoras da Igreja, “um título que o Papa concede a quem deu sua contribuição não apenas para uma época da história, mas sim para todos os tempos”. Sua festa é celebrada no dia 29 de abril.

Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário