13 de janeiro de 2015

O belo em foco



             No último Sábado, os cooperadores do Sodalício de Nossa Senhora da Sáude, puderam apreciar uma interessante palestra sobre o carisma dos Arautos do Evangelho, proferida pelo arauto Vasco de Sá Guimarães, estudioso da matéria.


            Eis alguns pontos da explicitação levada a cabo num clima de muito entusiasmo:
            Os franciscanos seguem Cristo pobre, os dominicanos Cristo mestre, e assim o faz cada família religiosa à sua maneira. É o mesmo Cristo e Senhor, porém, visto e amado com maior ênfase a partir de ângulos diversos. Com efeito, tal é a riqueza da santidade e da perfeição de Nosso Senhor que, para as espelhar, o Espírito Santo tem inspirado na Igreja um verdadeiro vitral dos mais diversos carismas. Cada um deles brilha com uma rutilância própria e única, e o conjunto de todos eles reflete o desdobramento na História do sublime resplendor do Coração de Jesus.
            Todos esses dons do Paráclito são objeto de reflexão teológica. Qual será a forma específica de seguir Nosso Senhor nos Arautos do Evangelho?


        Três pilares do carisma dos Arautos: A Eucaristia, Maria e o Papa - O papel do “pulchrum           
        Esclareceu o conferencista que a resposta está no manual de costumes dos Arautos, e cita um trecho: “Essencialmente a partir da fundamentação sobre os três pilares de sua espiritualidade - devoção à Eucaristia, a Maria e ao Papa - e pela utilização da via da beleza, meio privilegiado de cumprir o preceito de Cristo: "Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito".
            No que diz respeito à contemplação da beleza das coisas criadas por Deus, ele afirmou que “O carisma dos Arautos do Evangelho parte, pois,  de uma peculiar visão simbólica de Deus e da ordem do universo, incluindo desde os seres materiais até os espirituais, em que se discerne em tudo algum reflexo do Criador, ressaltados os aspectos da beleza. E, como consequência, nos atos da vida, no seu modo de ser e agir, procuram eles a perfeição através da pulcritude, para cumprir o mandamento de Nosso Senhor: ‘Sede perfeitos, como vosso Pai do Céu é perfeito!'".
            É a consideração do universo criado - material e imaterial - como reflexo da majestade, da glória e da bondade de Deus.
            Assim, o prisma pelo qual se define propriamente a identidade do carisma é a temática do pulchrum. O belo torna possível aos corações prepararem-se para o encontro com a fonte da beleza, com Aquele mesmo que Se definiu como sendo a "Luz do mundo" .
            Em suma, essa beleza possui também sua dimensão moral, pois gera em nós a arte mais sublime, isto é, aquela que ensina a viver no seguimento e na imitação de Cristo, já que só Ele pode realizar em nossas almas o alto ideal de perfeição que nos é proposto, sob as suas divinas inspirações.
            Recheando de exemplos da natureza criada, e relacionando-os com o Criador, o palestrante atraiu vivamente a atenção dos presentes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário