31 de agosto de 2013

A Santa Missa salva almas



               A Santa Missa é o sacrifício de expiação por excelência. É a renovação do sacrifício no Calvário, que salvou o gênero humano.
               Na Missa a Igreja colocou a memória dos mortos, e isso no momento mais solene, em que a divina Vítima está presente sobre o altar. É a melhor, a mais eficaz, a mais rápida maneira de aliviar e libertar as almas dos nossos queridos mortos.
                                                  *          *          *
               Certa feita, celebrando a Missa numa igreja de Roma, São Bernardo entrou  em êxtase e viu uma escada que ia da terra ao Céu, pela qual os Anjos conduziam as almas libertadas do purgatório em virtude do Santo Sacrifício. Nessa Igreja - Santa Maria Escada do Céu - há um quadro que representa essa visão.
                                                   *  *  *
               "Não há maior socorro às almas, diz o abade D. Gueranger, que a Santa Missa: A Missa é a esperança e a riqueza das almas.
               Podemos duvidar do valor de nossas orações, mas da eficácia do Santo Sacrifício, no qual se oferece o Sangue de Jesus pelas almas, que dúvida podemos ter?"
                                                    *  *  *
               Ao Beato João D'Avila, nos últimos instantes de vida, perguntaram o que mais desejaria depois da morte. Respondeu ele: "Missas! Missas!"
                                                    *  *  *
               Ao Beato Henrique Suzo apareceu depois da morte um amigo íntimo gemendo de dor e a se queixar: "Ai, já te esqueceste de mim".
               -- Não, meu amigo, responde Henrique, não cesso de rezar pela tua alma, desde que morreste.
               -- Ó, mas isto não me basta, não basta! Falta-me para apagar as chamas que me abrasam, falta-me o Sangue de Jesus Cristo.
               Henrique mandou celebrar muitas Missas pelo amigo. Este lhe apareceu então já glorificado e lhe diz: "Meu querido amigo, mil vezes agradecido. Graças ao Sangue de Jesus Cristo Salvador, estou livre das chamas expiadoras. Subo ao Céu e lá nunca te esquecerei".
                                                      *  *  *
               "A cada Missa, diz São Jerônimo, saem muitas almas do purgatório. E não sofrem tormento algum durante a Missa que lhes é aplicada".
                                                       *  *   *
               São Vicente Ferrer tinha uma irmã frívola e vaidosa. Esta vindo a falecer, apareceu-lhe em meio a chamas e sofrendo penas horríveis. "Ai de mim, meu irmão, fui condenada a estes suplícios até o dia do Juizo Final. Mas tu poderás ajudar-me. É de grande valia a virtude do Santo Sacrifício. Oferece por mim trinta missas".
               Mais que depressa, pôs-se o santo a celebrá-las. No 30̊ dia apareceu-lhe a irmã cercada de Anjos, a caminho do Céu.
               Graças à valia da Santa Missa ficou reduzida a 30 dias uma expiação que deveria durar séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário