A Anunciação do Anjo e a encarnação do Verbo Divino no seio virginal de Maria
Assim nos expressamos na oração do Angelus:
O anjo do Senhor anunciou a Maria, e Ela concebeu do Espírito Santo.
Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra.
E o Verbo de Deus se fez Carne e habitou entre nós
As palavras da saudação angélica nos revelam Nossa Senhora como o Vaso de Eleição, o receptáculo sagrado no qual Deus depositara todas as perfeições e excelências de que uma simples criatura era capaz de conter.
Imensa na ordem da virtude e da santidade, cheia de graça, bendita entre todas as mulheres, com quem o Senhor estabelecera maravilhosa união: em seu imaculado seio fez se carne o Verbo de Deus.
Atentemos para o que nos diz sobre tão privilegiada criatura o grande São Luiz Maria Grignion de Montfort, apóstolo mariano por excelência:
"Foi por intermédio da Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por meio dela que ele deve reinar no mundo.
"Maria é a obra-prima do Altíssimo, cujo conhecimento e domínio Ele reservou para si. Maria é a Mãe admirável do Filho, a quem aprouve humilhá-la e ocultá-la durante a vida para lhe favorecer a humildade, tratando-a de mulher, como a uma estrangeira, conquanto em seu Coração a estimasse e amasse mais que todos os anjos e homens.
"Maria é a fonte selada e a esposa fiel do Espírito Santo, onde só ele pode penetrar.
"Maria é o santuário, o repouso da Santíssima Trindade, em que Deus está mais magnífica e divinamente que em qualquer outro lugar do universo, sem excetuar seu trono sobre os querubins e serafins.
"Digo com os santos: Maria Santíssima é o paraíso terrestre do novo Adão, no qual este se encarnou por obra do Espírito Santo, para aí operar maravilhas incompreensíveis. É o grande, o divino mundo de Deus, onde há belezas e tesouros inefáveis. É a magnificência de Deus, em que Ele escondeu, como em seu seio, seu Filho único, e nele tudo que há de mais excelente e mais precioso".
Nenhum comentário:
Postar um comentário