15 de julho de 2018

Nossa Senhora do Carmo: Como receber e usar o Escapulário


                           16 de julho, festa de Nossa Senhora do Carmo

          Assim como vestiu seu Filho Jesus com uma túnica de valor inapreciável, Maria Santíssima quer nos revestir, a nós, seus filhos adotivos, com  a mais eficaz das vestimentas. 
                             
          No dia 16 de julho de 1251, São Simão Stock suplicava a Nossa Senhora ajuda para resolver um problema da Ordem Carmelitana, da qual era o Prior Geral. Enquanto ele rezava, a Virgem apareceu-lhe, trazendo o Escapulário nas mãos, e disse essas confortadoras palavras:
         "Filho diletíssimo, recebe o Escapulário da tua Ordem, sinal especial de minha amizade fraterna,privilégio para ti e todos os carmelitas. Aqueles que morrerem com este Escapulário não padecerão o fogo do Inferno. É sinal de salvação, amparo e proteção nos perigos, e aliança de paz para sempre".
 
          Como receber e usar o Escapulário
          1 - Qualquer padre tem poder para benzer e impor na pessoa o Escapulário.
          2 - Essa bênção e imposição valem para toda a vida, portanto, basta recebê-lo uma vez.
          3 - Quando o Escapulário se desgastar, basta substituí-lo por um novo.
          4 - Mesmo quando alguém tiver a infelicidade de deixar de usá-lo durante algum tempo, pode simplesmente retomar o seu uso, não é necessária outra bênção.
          5 - Uma vez recebido, ele deve ser usado sempre, de preferência no pescoço, em todas as ocasiões, mesmo enquanto a pessoa dorme.
          6 - Em casos de necessidade extrema, como doentes em hospitais, se o Escapulário lhe for retirado, o fiel não perde os benefícios da promessa de Nossa Senhora.
          7 - Em casos de perigo de morte, mesmo um leigo pode impor o Escapulário. Basta recitar uma oração a Nossa Senhora e colocar na pessoa um escapulário já bento por algum sacerdote.
          8 - O Papa São Pio X autorizou substituir o Escapulário por uma medalha que tenha de um lado o Sagrado Coração de Jesus e do outro uma imagem de Nossa Senhora. Mas a recepção deve ser feita com o escapulário de tecido.

Saiba mais, nas palavras de Mons. João S. Clá Dias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário