28 de setembro de 2016

Os três Arcanjos



         Comemoramos no dia 29 de setembro a festa de três grandes Arcanjos. Não deixemos de aqui nos lembrarmos destes grandes personagens do mundo angélico, aos quais devemos prestar, além do culto de veneração, toda a gratidão que merecem da nossa parte, por cooperarem ativamente na história da salvação.

          O nome desses Arcanjos foram revelados pela Sagrada Escritura. Notemos que os três terminam com a palavra “El”, que significa “Deus”.          Como nos esclarece o Papa Bento XVI isto quer dizer que: “Deus está inscrito nos seus nomes, na sua natureza. A sua verdadeira natureza é a existência em vista d’Ele e para Ele. Explica-se precisamente assim também o segundo aspecto que caracteriza os Anjos: eles são mensageiros de Deus. Trazem Deus aos homens, abrem o céu e assim abrem a terra. Exatamente porque estão junto de Deus, podem estar também muito próximos do homem.
           “Quis ut Deus, quem como Deus?” Este sinal de fidelidade, que em hebraico se diz Mi-ka-el, passou a ser o nome daquele serafim que por sua caridade ímpar foi o primeiro a levantar-se em defesa da Majestade ofendida. Tal é a significação do nome de nosso glorioso Arcanjo, cujo brado de guerra precipitou Lúcifer e seus anjos revoltados no abismo eterno.
            Encontramo-lo na Sagrada Escritura, sobretudo no Livro de Daniel e no Apocalipse. Este último nos narra: “houve no Céu uma grande batalha” (Ap 12, 7). Luta entre anjos e demônios, luta da luz contra as trevas, da fidelidade contra a soberba, da humildade e da ordem contra o orgulho e
a desordem. “Miguel e os seus anjos pelejavam contra o dragão, e o dragão com os seus anjos pelejavam contra ele” (Ap 12, 7). 
            Vemos que São Miguel defende a causa da unicidade de Deus contra a soberba do dragão. É a perene tentativa da serpente de fazer crer aos homens que Deus deve desaparecer, para que eles se possam tornar grandes.
             Quando o augustíssimo Tabernáculo – o seio virginal de Maria Santíssima – estava preparado, Deus enviou o Arcanjo Gabriel (Cf. Lc. 1, 26). É ele o Arcanjo da Anunciação. Aquele que disse aos pastores de Belém, eu vos trago uma grande alegria (cf. Lc 2,10). E quando ele terminou a mensagem uma multidão de anjos se juntou a ele e cantaram: “Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, por Ele amados” (Lc 2,14)    Sabe-se que seu nome significa “Deus se mostrou Forte” ou “Força de Deus”. A Daniel essa força profetizara a destruição do pecado, referindo-se à vinda do Messias (cf. Dn 9,21ss). Mas agora essa força se mostra suave, uma vez que a voz celeste desta vez se dirige à Virgem de Nazaré. O anjo se inclina, pois está diante de sua Rainha, e saúda: “Ave, ó cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28). Ele bate à porta de Maria, esta lhe confia o seu “sim”, e o Arcanjo, portador da mais sublime resposta, o leva ao trono do Todo Poderoso, e eis que o Verbo se faz Carne e passa a habitar entre nós (cf. Jo 1, 14).
            Ele é o anjo da boa notícia! Não nos esqueçamos que ele apareceu também  a Zacarias para anunciar o nascimento de São João Batista (cf. Lc 1, 11ss), e para isso declarou seu título: “Eu sou Gabriel, o que está diante do trono de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova (Lc 1, 19).
           Oh! Arcanjo São Gabriel, a humanidade será sempre grata a ti, trouxeste do céu boas novas a este mundo que estava em perigo. Sim! Tu és o Arcanjo da Santa Alegria!
           São Rafael, falado em um só livro da Sagrada Escritura, é o acompanhante do jovem Tobias, e por isso sua função é tida como guia de todos os que viajam. Foi ele que sugeriu ao seu jovem protegido o remédio para a cura da cegueira do pai, por isso, etimologicamente seu nome significa “Deus curou”.
          Assim, São Rafael, o anjo da caridade, da confiança, protetor dos desvalidos, dos Tobias da vida de todos os dias, ampara-nos com requintes de bondade e misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário