26 de julho de 2011

O Dia dos avôs e das avós


São Joaquim e Santa Ana:
                                                    os pais de Nossa Senhora, avós de Jesus Cristo

          No dia 26 de julho, a Igreja celebra a memória de São Joaquim e Santa Ana, os pais deNossaSenhora e, portanto, avós de Jesus Cristo. Por esta razão, este é também o dia dos avôs e das avós.
              A tradição nos ensina que a concepção de Maria foi um fato miraculoso, pois seus pais eram estéreis. São Joaquim, após um jejum de quarenta dias no deserto, para pedir a Deus a graça de terem um filho, foi avisado por um anjo de que sua oração tinha sido atendida. Depois de uma longa espera, o casal recebeu a graça de serem pais da mais excelsa das meras criaturas: Maria. "Pelos frutos conhecereis a árvore" (Mt 12, 33), diz o Divino Mestre. Bem podemos imaginar a santidade dos esposos para serem os pais da Santíssima Virgem e os avós do Homem Deus.
                Quão grande era o amor e carinho com que eles cuidaram e educaram Maria, desde menina! Entretanto, segundo a tradição, os pais de Maria faleceram quando Ela ainda era criança, e, por isso, não puderam conhecer Jesus em vida.
                  Porém, do Limbo dos Patriarcas, onde aguardavam ansiosos a Redenção, talvez tenham podido contemplar o nascimento do Menino Jesus, e acompanhar o crescimento da criança "em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens" (Lc2, 52).
                Nos dias de hoje, os avós desempenham um importante papel na vida das famílias. No corre-corre para ganhar o pão de cada dia, os pais passam a maior parte do tempo fora de casa e, não raro, têm poucas horas de contato com seus filhos durante a semana.
                Em muitos lares, são os avós que dispõem de mais temmpo livre para cuidar das crianças, contar histórias e brinncar com os pequenos. Eu tenho visto, em meu ministério, que muitas avós são as primeiras professoras de catecismo de seus netos, ensinando-lhes os princípios e valores de nossa religião, e até preparando-os para a Primeiira Comunhão.
            Em determinadas famílias, os avós também ajudam nas despesas dos pequenos, responsabilizando-se pelo pagamento da escola, de tratamento de saúde e até da alimentação.
          Nada mais justo do que celebrarmos o Dia dos Avôs e das Avós, no mesmo dia em que a Igreja comemora a festa dos Avós de Jesus Cristo.
             Unidos em um só coração, rezemos por todos eles, especialmente pelos que já partiram. 
                                                                      Padre Luiz Alexandre de Souza, EP

Nenhum comentário:

Postar um comentário