A atuação evangelizadora teve início em Yaoundé, capital do país, e terminou com uma Missa solene na Catedral de Mamfe, presidida pelo Bispo diocesano.
A Igreja em Camarões somente conta com 100 anos de vida. Os primeiros missionários chegaram e começaram a evangelização na última década de século 19. Hoje Camarões é um país católico. O povo tem o entusiasmo da graça primaveril.
Para termos um ideia deste entusiasmo, relatamos apenas um fato:
Quando os missionários arautos iam visitar a primeira paróquia da Diocese de Mamfe, o horário de chegada estava marcado para as 16,00hs. A viagem transcorreu por estradas intransitáveis e em certos lugares intransponíveis por causa da lama. Além do mais o motorista perdeu o caminho e o conjunto, com a Imagem, acabou chegando as 23,00hs. Os missionários imaginaram que chegando assim tão fora de hora, iriam direto a dormir. Qual não foi sua surpresa, quando viram que umas 300 pessoas os estavam esperando, cantando e bailando, com tambores, velas, sinos, e muito entusiasmo. Entre eles estavam três sacerdotes, que os recebeu com muita benquerença. Sem nenhuma queixa começaram o programa pré-estabelecido, com grande pompa e cerimônia: discursos, agradecimentos, procissão, terço, veneração à Imagem por parte dos fiéis e Santa Missa, tendo tudo terminado às 2,30 hs da madrugada. No dia seguinte houve Missa as 9,00 hs., com a igreja lotada. Havia pessoas que caminharam a pé, de 5 a 6 horas, para chegar ao local. e outro tanto para retornarem às suas casas.
Aqui seguem algumas fotos, que dão uma pálida ideia da receptividade dos nossos irmãos africanos.
(clicar sobre as fotos para aumentá-las de tamanho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário